Acredito que o artesanato deveria ser visto como sinônimo de orgulho, tanto para quem cria quanto para quem adquire as peças. O ato de fazer algo com as mãos nos conecta a uma ancestralidade quase perdida, que nos aproxima de nossas raízes.
Cada peça criada pelo artesão é única ou feitas em pequenas séries. Seus detalhes refletem uma história local e possuem beleza e praticidade que não podem ser encontrados nos produtos industrializados.
Atualmente, é importante salientar a relação do artesanato com as questões ambientais, pois em tempos de recursos naturais cada vez menos disponíveis, vemos que alguns dos melhores e mais originais trabalhos artesanais são feitos com reuso ou reciclagem de materiais.
Aquilo que para muitas pessoas não possui mais valor, nas mãos do artesão se transforma em beleza, utilidade e consciência ambiental. Peças criadas de modo sustentável são uma ótima maneira de contribuir com um mundo mais justo e menos degradado.
Outro fator relevante é estimular o artesanato local. Em nosso país, milhares de famílias vivem da renda provinda do trabalho artesanal. Ao adquirir peças criadas regionalmente, você estará colaborando com o fortalecimento de uma economia mais justa, gerando sustento e dignidade. Promovendo formas únicas de expressão a esses cidadãos que merecem o respeito de todos.
O artesão é alguém que combina “o utilitarismo”, ou seja, a utilidade, serventia e usabilidade, com a “arte” – o sublime, o belo, o emocional.
Compreender a importância deste ofício é aprender sobre a dinâmica de uma cultura, especialmente a cultura brasileira, em toda sua complexidade e beleza.
Para a economia é um fator importante, já que abre uma perspectiva de crescimento e aquecimento em um mercado bastante amplo.
O artesanato é uma ótima opção para quem deseja ganhar uma renda extra e uma possível renda fixa. Mas elas devem ser administradas corretamente. “A expectativa de vendas com artesanatos é ainda maior quando a economia esta aquecida. Pois as pessoas vão comprar mais e ficará evidente que o país está evoluindo do ponto de vista cultural e educacional. É um setor econômico importante e esse espaço está crescendo”.
Atualmente, com a internet, muitos artesãos optam por vender seus produtos através das plataformas digitais, tornando-se um espaço muito grande para que esses artistas possam viver da sua produção e aumentar as suas vendas.
4 Dicas para quem deseja trabalhar com artesanato